Mostrando postagens com marcador SONY. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador SONY. Mostrar todas as postagens

sábado, 21 de fevereiro de 2015

On sábado, fevereiro 21, 2015 by Unknown in ,    Sem comentários


   Depois das notícias recentes de que a Sony tem planos se focar nos seus smartphones de ponta e deve remover aparelhos de baixo custo de mercados latino-americanos, a empresa japonesa anunciou que também deve reduzir suas linhas de celulares e TVs. Com o objetivo de voltar a obter lucros, a companhia pretende se concentrar nos setores de negócio em que vem obtendo mais sucesso – PlayStation 4 e os sensores de imagem.
Não é segredo algum que a Sony vem sofrendo grandes perdas nos últimos anos, mesmo com segmentos de seus negócios prosperando. De acordo com as previsões maios recentes, espera-se que a empresa japonesa feche o ano fiscal de 2014 com prejuízo de nada menos que US$ 2,1 bilhões.
Tendo perdido espaço para rivais como Apple e Samsung, a companhia anunciou que seus planos para os setores de TVs e smartphones é fazer o possível para que eles voltem a dar lucros, ainda que as vendas possam cair em até 30%. Nesse sentido, a redução de custos na produção de novos aparelhos é um elemento chave.

Menos vendas, mais lucros

“Nós não estamos buscando tamanho ou fatia de mercado, mas sim lucros maiores”, disse Hiroki Totoki, o novo chefe da divisão de dispositivos móveis da empresa. Embora a Sony vá continuar produzindo smartphones, tablets e TVs, mas eles não serão mais um dos focos da companhia, que deve revelar seus planos para a divisão mobile até o final de março.
O anúncio vem em um momento curioso, no entanto, já que a Sony acaba de lançar dois celulares de ponta (o Xperia Z3 e sua versão Compact) e um tablet top de linha (Xperia Z3 Tablet Compact). Além disso, rumores indicam que a empresa estaria produzindo ao menos um novo tablet e três celulares, um dos quais seria uma recriação do phablet Xperia Z Ultra – que não atingiu sucesso de vendas.
A mudança de estratégia é parte de um plano de três anos, período no qual a Sony pretende ampliar as vendas de sua divisão de video games em até 25%, com uma meta de 1,6 trilhão de ienes (cerca de R$ 34,2 bilhões) em renda. A companhia também deve utilizar “serviços de distribuição personalizados para conteúdo de TV, vídeos e música” para ampliar suas receitas.

Perspectivas otimistas

Já em sua divisão de dispositivos, que inclui o negócio de sensores para câmeras, a Sony afirma que pode aumentar suas vendas em até 70%. A confiança da empresa nesse setor vem do fato de que, além da Apple já adotar o uso dos seus componentes nos iPhones, o uso das peças vem crescendo consideravelmente entre as companhias dentro do enorme mercado chinês.
Como resultado das novidades, as ações da Sony no mercado japonês sofreram alta, demonstrando otimismo. Questionado pela Reuters a respeito do anúncio, o gerente-chefe de fundos do Ichiyoshi Asset Management, Akino Mitsushige, afirmou que há muitas expectativas sobre a Sony agora, mas que não há garantias até que os resultados das medidas sejam vistos.


“Sair de vez do mercado de dispositivos móveis é uma opção, mas eles não podem fazer isso neste momento, então terão que passar por algumas mudanças fundamentais”, pontua. Enquanto isso, o PlayStation 4 continua com vendas fortes e chegou até mesmo a ser parabenizado pelo chefe do Xbox One na Microsoft, Phil Spencer.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

On quarta-feira, janeiro 14, 2015 by Unknown in ,    Sem comentários



           Depois de revelar que abandonaria o segmento de smartphones de baixo custo, agora há informações de que a Sony estaria prestes a sair completamente do mercado de telefones portáteis. De acordo com uma fonte ligada à agência Reuters, a empresa japonesa não estaria conseguindo bons resultados com os aparelhos que possui atualmente, além de não prever mudanças em um futuro próximo.
Por causa disso, a fabricante estaria cogitando abandonar o segmento. A previsão para 2014 era a de vender 50 milhões de unidades de aparelhos, mas este objetivo foi reduzido para 43 milhões e agora estima-se que o ano vá se encerrar com menos de 41 milhões de aparelhos vendidos — lembrando que o ano fiscal de 2014 se encerra em março de 2015 para a Sony.
A competição com as grandes fabricantes da atualidade tem sido cada vez mais difícil e a entrada de novas companhias asiáticas mostra que é preciso ajustar muitos detalhes antes de a Sony conseguir competir de igual para igual com Samsung, Apple e outras. Todos esses detalhes levaram a Sony a perder quase US$ 2 bilhões no ano passado. Nada bom para os investidores.

As possibilidades

Tendo tudo isso em mãos, é compreensível entender por que a Sony pode mesmo abandonar o mercado de smartphones — havendo ainda a possibilidade de algo similar acontecer com as TVs. Para a Reuters, um analista do CitiGroup disse que a Sony precisa de alianças ou de joint ventures urgentemente — como já aconteceu com a Ericsson. Caso contrário a empresa “estará no vermelho daqui três anos”, de acordo com o analista.
Outra possibilidade mencionada pelas fontes ouvidas é a da venda do setor Mobile para outras companhias — algo parecido com o que a Nokia fez para a Microsoft. Vale lembrar que as informações não foram oficializadas pela companhia japonesa, sendo relatos publicados pela Reuters de acordo com informações extraoficiais recebidas até o momento.
Vale mencionar que essas possibilidades não são tão imediatas e ainda há um roadmap bem definido para 2015. A Sony ainda depende de uma série de resultados para estudar os próximos passos e é quase certo que o Xperia Z4 seja anunciado durante a MWC que será realizada ainda no primeiro trimestre.

Informações da Sony Brasil

O TecMundo entrou em contato com a Sony Brasil e recebeu a seguinte resposta da assessoria de imprensa: "A Sony Mobile no Brasil não confirma as informações e assegura que não são verdadeiras com relação ao mercado brasileiro.".
FONTE(S)