sexta-feira, 6 de março de 2015

On sexta-feira, março 06, 2015 by Unknown in ,    Sem comentários



      Gostar de tecnologia não é só curtir games ou gadgets. Além do Mobile World Congress e da Game Developers Conference, março é lar de um terceiro grande evento para quem curte novidades futuristas: o Geneva Motor Show (ou Salão do Automóvel de Genebra, como a feira é conhecida por aqui) é um dos maiores do mundo no setor de carros, apresentando produtos que podem ganhar as estradas em breve ou servir apenas como modelos de luxo e ostentação.
A edição de 2015 é a 85ª da feira, e, apesar de ela acontecer de 5 a 15 de março, nos primeiros dias já é possível conhecer as grandes estrelas da convenção.
Abaixo, selecionamos as surpresas e os destaques do evento até agora. Vários dos modelos estão completamente fora da realidade do consumidor brasileiro e outros vão ficar somente em circuitos ou em forma de conceito — e, ainda assim, só as fotos a seguir já arrancam alguns suspiros.

Quant F e Quantino: futuro dos combustíveis?

A fabricante nanoFlowCell já estava em evidência quando apresentou um carro que usa bateria de fluxo — um sistema de dois tanques com líquidos ionizados de cargas diferentes que, quando combinados, realizam ações eletroquímicas capazes de produzir corrente. Para a feira de 2015, era preciso ampliar essa expectativa.


Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Foram dois modelos apresentados. O primeiro é o Quant F, sucessor do protótipo Quant E, que deve ficar somente nos laboratórios. Ele é capaz de atingir até 300 km/h e rodar por 800 km sem precisar de recarga. O painel frontal de navegação tem 1,25 m, é totalmente digital e reproduz altas quantidades de conteúdo.
O segundo é o Quantino, uma espécie de modelo de baixo custo (porém nada barato) do Quant F. Apesar de menos poderoso, ele possui um tanque que dura 1 mil km.

Ferrari 488 GTB: roubando os holofotes




A Ferrari possui uma identidade visual conhecida e, para continuar surpreendendo, precisa sempre adicionar mais detalhes aos novos modelos. É assim com o 488 GTB: design, motor e outras áreas receberam atualizações para chamarem ainda mais atenção à montadora italiana.


Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015
O carro tem curvas bem acentuadas, porém na medida certa para não parecerem caricatas. O motor V8 de 3,9 litros tem dois propulsores de turbo e leva o esportivo a 330 km/h, alcançando ainda 670 cavalos de potência. O carro pega emprestado melhorias visuais e tecnológicas da Fórmula 1 e também faz estreias: o Side Slip Angle Control garante melhor aceleração em saída de curvas e, combinado com o novo sistema de estabilização, traz um desempenho poderoso.

Aston Martin: James Bond curtiu

A marca que foi imortalizada como "o carro do 007" parece cada vez mais próxima de um veículo de luxo para espiões. A montadora apresentou dois modelos de destaque no Salão do Automóvel de Genebra.
Na cor verde, o primeiro é simplesmente o mais poderoso Aston Martin já fabricado: o Vulcan. Ele é construído inteiro de fibra de carbono, resultando em um veículo leve e aerodinâmico. O motor V12, o controle de tração variável e os freios ajustáveis são só alguns dos detalhes do carro, ideal somente para pistas. São apenas 24 unidades produzidas e cada uma custará o equivalente a R$ 6,8 milhões.



Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

O segundo é o conceito DBX, que mistura uma série de elementos de modelos SUV com o estilo de luxo Aston Martin. O carro tem lugar para quatro passageiros, motores elétricos em cada roda, bancos de couro e painéis de navegação diferenciados para condutor e copiloto. As câmeras que ficam nas laterais do veículo têm o conteúdo exibido em pequenas telas ao lado do volante.

Lamborghini Aventador LP 750-4 Superveloce: eles conseguiram melhorar

A nova versão da família Lamborghini Aventador consegue impressionar até quem já estava de queixo caído pelos modelos anteriores. O motor V12 da Superveloce tem 750 cavalos de potência e faz o carro ir de 0 a 100 km/h em 2,8 s, com velocidade máxima de 350 km/h.


Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

O modelo ficou 50 kg mais leve e ganhou um novo exaustor. Alguns detalhes de luxo até foram removidos para priorizar potência e velocidade. O visual também é mais aerodinâmico (150% em relação ao modelo anterior, segundo a montadora) e "agressivo", com fibra de carbono e resina usada em vários dos componentes externos e do cockpit. O modelo começa a ser enviado no segundo trimestre deste ano pelo preço de aproximadamente R$ 1 milhão por unidade.

Lexus LF-SA: compacto, conceitual, luxuoso

O  compacto de luxo Lexus LF-SA traz detalhes de design bem próprios: os efeitos de cor e sombra criam sensação de movimento, enquanto a dianteira destaca bastante a logo da montadora. Com 3,45 m de comprimento, 1,70 m de largura e 1,43 m de altura, o carro tem capacidade para quatro ocupantes (dois na parte traseira).



Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015
Por enquanto, o modelo é todo conceitual (e até por isso não teve destaques em características técnicas), mas características do LF-SA podem influenciar futuros carros compactos de luxo da Toyota.

Audi R8: sempre melhorando

A segunda geração do Audi R8 Coupe não se destaca visualmente como outros modelos, mas é o mais rápido e poderoso já lançado pela marca. O motor V10 de 5,2 litros vem em duas versões, uma com mais cavalos de potência para quem procura velocidades absurdas — há ainda a variante elétrica.


Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015
Os carros com motor V10 chegam a 329 km/h, têm rodas de 20" e pesam 1,5 tonelada. As vendas começam ainda no fim de 2015 (no Brasil, só no fim do ano que vem).

McLaren: potência em dobro

A McLaren surpreendeu Genebra com dois modelos. O 675 LT tem cauda longa, é focado em circuitos (porém com habilitação para estradas) e tem um motor V8 de 3,8 litros com turbo duplo e várias peças modificadas para melhorar o desempenho do veículo. O exaustor de titânio é leve e barulhento, além de ganhar uma cor azulada quando está muito quente.


Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015
Já o P1 GTR, que é o carro na cor predominantemente amarela, é só para pistas de corrida — e o próprio visual comprova isso. O motor V8 recebe a ajuda de um motor elétrico, acumulando uma potência invejável de 1.000 cv. Só os colecionadores ou bilionários que compraram uma McLaren P1 terão direito a adquirir esse modelo especial.

Koenigsegg Regera: a surpresa

Mais de 1.500 cavalos de potência, um visual de tirar o fôlego de qualquer amante de carros e portas que se abrem do jeito mais estiloso possível. Talvez essa seja a melhor forma de descrever o estonteante Koenigsegg Regera, descrito como um "megacarro".


Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015
Esse modelo esportivo combina um motor V8 de 5 litros com três motores elétricos, chegando a até 1.800 cavalos (valor que dificilmente será atingido, mas isso é possível). Dois dos motores elétricos estão nas rodas traseiras, enquanto o terceiro se localiza no sistema de direção. A montadora espera que o modelo atinja 400 km/h em 20 segundos, mas essa marca ainda não foi provada oficialmente. Apenas 80 unidades do Regera, que significa "reinar" em sueco, serão produzidas. Na mesma feira, a empresa apresentou ainda outro grande modelo, o Agera.

GTA Spano: o grafeno chegou para ficar

O GTA Spano tem um motor V10 com turbo duplo e uma caixa de câmbio com sete velocidades. Somente 99 felizardos serão donos de um desses automóveis — e olha que ainda nem falamos da característica mais marcante dele.


Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

Os 12 carros mais incríveis do Salão do Automóvel de Genebra 2015

O chassi do modelo tem uma combinação única de materiais, incluindo titânio e até grafeno — sim, o "material do futuro" finalmente chegou aos carros! Com ele, há a garantia de rigidez e leveza ao mesmo tempo, além de tornar o veículo original e futurista.

0 comentários:

Postar um comentário